Internet comemora 40 anos de existência

A internet comemora o seu 40º aniversário desde o primeiro sucesso da transferência de dados entre dois computadores.
Esta quarta feira a Internet completa 40 anos desde o surgimento a 2 de Setembro de 1969 do projecto Arpanet, precursor da rede tal como hoje é conhecida. Desde então, a rede converteu-se num elemento essencial na vida profissional, e académica em todo o mundo.

Hoje em dia, o utilizador pode estar conectado ao correio electrónico e navegar pela rede mundial de computadores. Contudo, quando o projecto ARPANET surgiu, não existiam procedimentos ou sistemas que permitissem computadores diferentes a compartilhar informações.

Na década de 90, a Internet começava a tornar-se num elemento da vida quotidiana, ainda que o seu aparecimento massivo produziu até agora tarefas tão comuns como ler notícias num jornal, comprar bilhetes para concertos ou comprar uma viagem deixaram de ser um transtorno físico feitas apartir de casa. Apesar das inúmeras vantagens da internet, os seus utilizadores podem ser vítimas de fraude, contudo, o medo da burla ainda faz com que muitos prefiram realizar as suas tarefas nos devidos locais.

Ainda assim, a data do seu verdadeiro aparecimento tem gerado alguma controvérsia, pois não é consensual que o início da Internet coincida com esta primeira transferência de dados. Isto porque, por exemplo, o primeiro browser, denominado Mosaic, só surgiu em Abril de 1993.

Anúncios
por Helder Gonçalves Publicado em Internet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s