Google fotografa ruas portuguesas


As carrinhas do Google Street View vão percorrer as ruas de Lisboa e Porto já a partir de amanhã, embora as imagens panorâmicas recolhidas só constem dos mapas da gigante da Internet lá para o final do ano.

Detectáveis pelo autocolante da marca, mas principalmente pela espécie de “torre” que abriga as máquinas fotográficas, os veículos irão começar por registar as ruas de Lisboa e Porto, e numa segunda fase, prevista para o início do Verão, chegarão também à cidade de Braga.

Segue-se posteriormente o processo de tratamento das imagens e da informação, que deverá prolongar-se por vários meses. Daí que a disponibilização das cidades portuguesas só se preveja mais para o final do ano.

O Street View é um serviço integrado no Google Maps assente em imagens fixas panorâmicas com um pormenor ao nível da rua, que permite ao utilizador navegar visualmente por um determinado local.

O nível de pormenor das imagens, que registam o espaço físico num dado momento, com tudo o que nele existir, nomeadamente pessoas, já levantou algumas preocupações relativamente à privacidade.

De qualquer modo, quem se sentir incomodado por alguma das imagens apresentadas a partir do Google Street View poderá sempre pedir a sua remoção.

Portugal é o nono país a integrar o lote de “registados” fotograficamente pelo serviço da gigante da Internet, do qual fazem parte os Estados Unidos, a Austrália, Itália e França, para citar alguns.

Anúncios
por Helder Gonçalves Publicado em Sem categoria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s