Um computador para cada família em Vale de Aosta

Vale de Aosta, em Itália, está apostada em que todas as famílias residentes na região, e com filhos entre os 11 e os 17 anos, tenham um computador com ligação à Internet. Os que aderirem ao programa «un computer in famiglia» beneficiam de um subsídio de 700 euros, parcialmente financiado pelo Fundo Social Europeu. Mas os objectivos são mais ambiciosos que o simples disponibilizar de material informático e formação aos habitantes desta região entre os Alpes franceses e os Alpes suíços.
Para que os beneficiários venham a obter uma certificação de competências, é-lhes oferecida também uma aplicação informática, o «e-Citizen kit» desenvolvida pela fundação ECDL, European Computer Driving Licence Foundation, organismo que atribui o certificado International Computer Driving Licence. Sete em cada dez beneficiários está a frequentar o curso, em eLearning, com vista a obter um certificado. Quatro meses depois de o programa ter arrancado, cerca de 70 por cento dos potenciais beneficiários já aderiram. «Esperamos chegar a 100 por cento do público», considera Alessandra Devitofrancesco da ECDL. Ou seja, 6500 famílias.

Estímulo à economia da região

A meta poderia parecer irrealista, mas Vale de Aosta é uma região que, nos últimos anos, tem vindo a desenvolver, com êxito, programas de combate ao défice informático e exclusão social. Os projectos apoiados pelo Fundo Social Europeu, desenvolvidos na última década, transformaram os cerca de setenta municípios da região, em localidades onde a Internet está largamente difundida e com serviços públicos disponíveis online.

«Un computer in famiglia» está a estimular a economia da região, famosa pelas suas paisagens e vistas do Monte Branco. As vendas de computadores pessoais aumentaram significativamente nos últimos meses. E apenas dois por cento dos que adquiriram PCs, no âmbito do programa, fizeram a compra online. Os restantes (98 por cento) adquiriram o computador numa loja desta região, a cerca de 60 quilómetros de Turim. Os números são também interessantes no que respeita ao comportamento de consumidores e utilizadores de informática. Quatro meses depois de o programa ter arrancado, oito em cada dez beneficiários optou por comprar um portátil. Os restantes escolheram PCs. Dos que antes de aderirem ao projecto possuíam tecnologia obsoleta e sem ligação à Internet, hoje, cerca de 60 por cento tenciona comprar novos equipamentos e ligar-se à Net.

Iliteracia informática e exclusão

O programa «un computer in famiglia» apresenta resultados que evidenciam o papel importante da Administração Local no combate à iliteracia informática. «O projecto mostra como as autoridades regionais podem, na verdade, melhorar os níveis de literacia digital das famílias e dos jovens, não só promovendo a difusão das tecnologias da informação e comunicação, mas também providenciando-lhes uma certificação oficial das suas competências», considera Alessandra Devitofrancesco. «Isso significa proporcionar-lhes um melhor desempenho profissional, o que se traduz também no combate à exclusão social», refere ainda, a propósito desta experiência em Vale de Aosta, a responsável da ECDL, organização sem fins-lucrativos e que se apresenta como pautando-se por critérios de responsabilidade social. Com delegações em Dublin, Bruxelas e Singapura, a fundação ECDL tem vindo a desenvolver conteúdos para programas de promoção das TIC, criados de acordo com as necessidades dos públicos em diversos países.

Projecto: Un Computer in Famiglia
Entidade: ECDL Foundation
Implementação: 2008
Contactos: Telefone: 32 0 277 28 251 (Bruxelas); 353 0 16 306 000 (Dublin)

Fonte:
José Manuel Ferreira
IGOV Local

Anúncios
por Helder Gonçalves Publicado em Sem categoria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s