Novos Qosmio da Toshiba estreiam processador Quad Core HD

A Toshiba apresentou ontem, em Londres, a nova linha de computadores multimédia Qosmio e um novo processador destinado ao vídeo: o Quad Core HD.

São três os novos modelos apresentados: Qosmio F50, Qosmio G50 e Qosmio X300. Os dois primeiros destinam-se aos utilizadores que dão preferência ao multimédia (reprodução de conteúdos áudio e vídeo) e, por isso, integram o novo processador Quad Core HD. O X300 é a máquina concebida para jogadores e integra a tecnologia gráfica da Nvidia para portáteis mais recente, mas não integra o Quad Core HD.

Estas máquinas vão chegar a Portugal em Setembro. A Toshiba não revelou quais as configurações que vão estar disponíveis no nosso país, nem o preço de venda ao público.

O Quad Core HD é um processador baseado na arquitectura do Cell (o processador que está na PS3) e é composto por quatro processadores SIM RISC de 128 bits. Estes funcionam como um elemento único e dedicado à reprodução de vídeo e áudio.

É a integração deste processador que funciona à parte, mas em sintonia com o processador central e o processador gráfico, que permite à Toshiba fazer upscaling de vídeo e transformar SD (Standard Definition) em HD (High Definition).

A Toshiba aproveita a tecnologia permitida pelo Quad Core HD para introduzir mais aplicações relacionadas com o vídeo. Por exemplo, quem tiver um dos novos Qosmio que integram esta tecnologia vai conseguir fazer renderizações de vídeo mais rápidas (com ganhos na ordem dos 50%), visto que a Toshiba fez uma parceria com a Ulead para optimizar o programa Ulead Video Studio para este processador.

Outra das novas aplicações é um sistema que permite dividir todas as cenas de um filme em DVD (tipo mosaico) e que possibilita a navegação cena a cena. Mas o que deu mais nas vistas foi a tecnologia Hand Gesture Control. Esta permite, utilizando a web cam integrada no Qosmio, interagir com a interface do computador através de gestos. Só para ter uma ideia, a aplicação requer tanto processamento que utiliza, na sua total capacidade, os quatro processadores incluídos no Quad Core HD.

A Toshiba esclareceu que este processador não é uma resposta à derrota do HD DVD. Segundo responsáveis da empresa nipónica, o Quad Core HD já estava a ser desenvolvido e seria sempre apresentado, mesmo se o formato HD DVD fosse o vencedor da “Guerra da alta definição”.
Aliás, a Toshiba reforçou a ideia de que, para esta empresa, o futuro da alta definição não é o suporte em si, mas sim a forma como os utilizadores estão a preferir aceder aos conteúdos a partir da Web e de outros suportes alternativos.

Anúncios
por Helder Gonçalves Publicado em Sem categoria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s