Jornais perdem publicidade para a internet

Os principais anunciantes americanos estão a cortar na publicidade em jornais e a investir mais na web.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultora Wachovia Equity Research, que analisou 100 dos maiores anunciantes americanos, os jornais estão a perder publicidade em prol dos investimentos na internet. As publicações em papel são o meio de comunicação social mais afectado com esta mudança de comportamento dos anunciantes. A investigação, publicada na Adweek, teve em conta os investimentos publicitários no ramo automóvel, retalho, telecomunicações, serviços financeiros, sector dos serviços em geral, media, tecnologia e internet.

Destas categorias só os anunciantes de serviços financeiros tinham aumentado o seu investimento em publicidade nos jornais. No geral, os títulos em papel, perderam 14.3% de verbas publicitárias em 2006, a TV conseguiu aumentou 4.4% e a internet 17.8%.

Os anunciantes da área das telecomunicações, a título de exemplo, gastavam 31.6% do seu orçamento em inserções publicitárias em jornais em 2005, enquanto que em 2006 só usaram 24% deste budget para este fim. No sector automóvel deu-se uma situação semelhante: as marcas dispensaram 9.2% do seu orçamento em publicidade nas páginas dos títulos em 2005, enquanto em 2006 este valor caiu para 4,6%.

Wachovia Equity Research estima que a publicidade na internet cresça cerca de 15% ao ano na próxima década, momento em que deve equiparar o investimento das marcas em jornais.

Fonte: Briefing

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por Helder Gonçalves Publicado em Sem categoria

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