OpenMoko Neo 1973: o anti-iPhone?

Para os criadores deste telemóvel, a palavra chave é liberdade. Desbloqueado a todas as redes, o Neo 1973 permite que os utilizadores modifiquem o seu software.

É inevitável compará-lo ao iPhone. Afinal de contas, ambos partilham a mesma filosofia, no que respeita ao design: um ecrã táctil que dispensa a utilização de botões. No entanto, as semelhanças entre filosofias terminam aí.

Enquanto que o iPhone é – para já – tão fechado como o cofre de um banco, já que a Apple é a única a desenvolver aplicações para ele, o OpenMoko Neo 1973 baseia-se numa plataforma open source, oferecendo total controlo sobre o software que o acompanha.

Apesar de já estar à venda por 300 dólares no site da OpenMoko, o público alvo deste modelo é a comunidade de desenvolvedores, que pode assim começar a programar drivers, interfaces gráficas e aplicações para o aparelho. Além disso, nesta fase, o hardware do Neo 1973 é inferior ao do iPhone e faltam-lhe algumas funcionalidades importantes como uma câmara fotográfica ou Wi-Fi, por exemplo.

A próxima revisão, com lançamento marcado para Outubro, que virá equipada com Wi-Fi, sensores de movimento 3D e uma aceleradora gráfica, será mais apropriada para o grande público. Vai custar 450 dólares e promete devolver a liberdade aos utilizadores de telemóveis.

Anúncios
por Helder Gonçalves Publicado em Sem categoria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s