Eles adoram uma revolução

O sueco niklas zennström, de 40 anos, e o dinamarquês Janus Friis, de 30, fizeram história no mundo da tecnologia. Eles promoveram duas revoluções nos últimos anos – e isso não é só força de expressão. Em 2000, inventaram o KaZaA, um programa que permitia trocar músicas grátis pela internet e abalou para sempre os alicerces da indústria fonográfica. Foi a partir do KaZaA que surgiram os sites da Web 2.0, como o YouTube e o Flickr, em que os próprios internautas podem produzir e distribuir o conteúdo na internet. E foi por causa do KaZaA que as empresas discográficas passaram a vender músicas pela internet, quando perceberam que o compartilhamento de músicas entre os usuários era uma tendência irreversível. Quatro anos depois, Zennström e Friis inovaram novamente. Dessa vez, eles subverteram a ordem do mercado do telefone. Inventaram o Skype, um programa que permitiu usar o computador como um telefone convencional, só que com chamadas mais baratas. Isso obrigou as empresas de telecomunicações a baixar os preços e a adaptarem-se à nova tecnologia de transmissão de voz pela internet. Na semana passada, os “génios escandinavos”, como ficaram conhecidos, voltaram à carga. O alvo, agora, foi a televisão. Eles anunciaram o lançamento do Joost, um programa que vai permitir a transmissão de imagens de TV pela Internet.

De acordo com os especialistas, o Joost é uma espécie de versão “séria” do YouTube. Mas, ao contrário do site de vídeos, que permite que os usuários compartilhem seus próprios filmes – muitos deles copiados livremente da TV e dos DVDs, sem pagamento de direitos de autor -, o Joost só será usado para distribuir conteúdo produzido pelas grandes empresas de comunicação. Já fechou acordos para transmitir shows musicais da Warner Music, programas da holandesa Endemol (que produz o Big Brother) e corridas de Fórmula Indy. Os programas não terão horário fixo. Os usuários poderão assistir a programas de TV no computador de graça e na hora que bem entenderem. Assim como o Skype, o Joost é gratuíto. Os internautas só terão de preencher um registo com algumas informações pessoais, como o gosto musical e os tipos de programa a que gostariam de ver.

O software ainda está em teste e não tem data marcada para entrar no ar. Mas, desde já, causou alvoroço entre as emissoras convencionais. A Time Warner, maior grupo de comunicação do mundo, anunciou que está em fase final de testes de um projeto experimental de TV pela internet. A CBS, uma das maiores redes de TV americanas, informou que vai transmitir todos os jogos do campeonato americano de basquete universitário deste ano pela web. “Zennström e Friis são a dupla mais temida do mundo da tecnologia depois de Larry Page e Sergey Brin, os criadores do Google”, afirmou a revista americana Wired, uma referência mundial em inovação. “Por onde passam, eles arrumam encrenca com quem estiver na frente.”

O Joost promete causar às emissoras de TV um efeito semelhante ao que o Skype provocou nas operadoras de telefones: vai forçá-las a dirigirem-se para a internet mais rapidamente do que gostariam. Até agora, os principais canais da Europa e dos Estados Unidos se mostraram tímidos na web. Eles até vendem programas por download há algum tempo, mas não se arriscam a oferecer seus principais programas pela rede. Temem que o conteúdo seja pirateado e, principalmente, que as receitas publicitárias convencionais diminuam de forma dramática. “Muitas emissoras vêem a internet como uma ameaça. Isso tem de mudar”, disse a ÉPOCA Mike Dunn, presidente mundial da Fox. “Temos de ver a web como um poderoso canal para distribuição de conteúdo. Senão, vamos morrer.”

O Joost vai permitir que os internautas assistam aos programas de TV na hora que bem entenderem

Com o Joost, as agências de publicidade e os anunciantes poderão atingir o público que desejam com muito mais precisão. Será possível veicular anúncios sob medida para os internautas, de acordo com os cadastros deles no Joost. Já os grandes produtores de conteúdo terão mais um canal para distribuir seus programas. Isto é, se eles aderirem ao serviço. “Os únicos ameaçados pelo Joost serão as emissoras de TV que não entrarem na internet”, afirma David Clark, ex-diretor da MTV americana, que foi contratado para comandar a operação publicitária de lançamento do software em Nova York. “As emissoras estão preocupadas justamente porque o Joost é um negócio sério e blindado em relação à pirataria”, disse Andrew Lippman, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), durante uma conferência na semana passada em Washington. “Ninguém encara o YouTube como um competidor, porque ele é amador demais”, diz. “Já o Joost é um rival sério. As emissoras têm duas alternativas: ou se juntam a ele ou competem com ele. Não será possível ficar indiferente.”

A trajetória de Zennström e Friis é um pouco diferente da dos empreendedores que desbravaram a internet, nos anos 90. Em vez de sair da faculdade direto para a aventura da internet, os dois trabalharam durante anos como funcionários de empresas já estabelecidas antes de apostar em suas veias inovadoras. Também não abriram sua empresa pontocom na garagem de casa, como Bill Gates e Paul Allen (Microsoft), Larry Page e Sergei Brin (Google) e Steve Jobs e Steve Wozniak (Apple). Usaram a cozinha do apartamento em que Zennström vivia com a mulher, Anna.

Filho de um casal de professores de Estocolmo, Zennström se formou em Administração e Física. Seu primeiro emprego foi na Tele2, uma empresa de telecomunicações sueca, em 1991. Três anos depois, foi aos Estados Unidos trabalhar na AT&T, na época a maior empresa de telefonia do mundo. Em 1998, foi chamado de volta pela Tele2 para comandar a filial da empresa na Dinamarca. Lá, ele conheceu Friis, que trabalhava na área de manutenção. Ao contrário de Zennström, Friis largou o colégio para trabalhar. Não fez faculdade. Começou a carreira na área de assistência técnica do CyberCity, um provedor dinamarquês de acesso à internet. Passou por outras duas empresas pequenas até ser contratado pela Tele2. Em alguns projetos trabalhou com Zennström. E os dois tornaram-se amigos de todas as horas.

Em janeiro de 2000, Zennström e Friis pediram demissão para se arriscar s na onda da internet. Mudaram-se para Amsterdã, na Holanda, e abriram uma empresa de criação de sites. Como muitos pequenos empresários, tiveram de fechar o negócio na primeira crise da internet, em maio de 2000. Foi quando a dupla teve a idéia de criar uma alternativa ao Napster, o site americano que foi pioneiro na troca de arquivos de música pela internet sem pagamento de direitos autorais. Nascia o KaZaA. O software se tornou um dos maiores sucessos da web, com 400 milhões de downloads em pouco mais de dois anos. Mas os problemas com a pirataria obrigaram Zennström e Friis a vender o site em 2002, para a empresa americana Sherman Networks. Ninguém sabe quanto eles ganharam nessa operação. Mas foi suficiente para criar o Skype.

Em pouco tempo, o Skype se tornou um fenômeno. Em outubro de 2005, com pouco mais de 100 milhões de usuários, foi vendido ao site de leilões eBay por US$ 2,6 bilhões. Zennström e Friis ficaram bilionários. No mês seguinte, começaram a tocar o Projeto Veneza, o embrião do que hoje é o Joost. Se repetir a tradição, a dupla que veio do frio tornará a TV pela web um negócio maior que o Skype. “Há cada vez mais usuários de banda larga e opções de entretenimento na rede. Faltava trazer a televisão”, disse Zennström. “Alguém tinha de agarrar essa oportunidade.”

Zennström e Friis têm papéis complementares em seus negócios. Zennström é quem põe o terno para conseguir investidores e administrar o dia-a-dia dos negócios. Já Friis, sempre vestido de calça jeans e camisetas de manga comprida, é o cérebro criativo da dupla. Numa recente reunião em Nova York para apresentar o Joost a investidores, Zennström explicava à platéia como funcionava o modelo de negócios e Friis interrompia a reunião para mostrar as inovações do produto. Zennström tem um discurso formal. Já Friis abre a boca para soltar frases como “legal, né?” durante as apresentações. “Eles formam uma dupla muito sintonizada”, afirma Ray Lane, sócio da Kleiner Perkins Caufield & Byers, uma das maiores empresas de investimentos do Vale do Silício. “Já mostraram ao mundo da tecnologia do que são capazes.”

Além do talento, Zennström e Friis têm sorte. Na semana passada, ganharam um apoio relevante: num discurso realizado durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, Bill Gates, o homem mais rico do mundo, previu que os telespectadores vão abandonar a TV convencional e migrar para a internet. “A programação fixa e os comerciais genéricos que interrompem os programas estão com os dias contados”, disse Gates a uma platéia de atentos homens de negócios vestidos com ternos escuros. “Daqui a cinco anos, todos vão rir do que vemos hoje na TV.” Será que a Microsoft já pensa em comprar o Joost?

COMO SERÁ O JOOST
A idéia por trás do novo software de Niklas Zennström e Janus Friis é permitir que o computador funcione como se fosse uma TV comum

1 – Emissora de TV / 2 – Computador do Joost / 3 – PC doméstico

DA TV PARA O PC
O site funciona a partir de um computador central, que armazena o conteúdo a ser distribuído pela internet

SOB DEMANDA
O usuário que quiser assistir à TV deve baixar um programa gratuito na rede. Com ele, pode sintonizar a programação que deseja

SOB MEDIDA
A maioria dos programas é fornecida por canais comuns de TV – há parcerias para transmitir as corridas de Fórmula Indy, shows da Warner Music e programas da National Geographic e da Endemol. O Joost também vai produzir seus próprios programas

SEM RELÓGIO
Não há grade de horários no Joost: o conteúdo é sob demanda, o que significa que os canais começam a transmitir os programas assim que o usuário clica neles. Se o internauta muda de canal, o programa fica congelado até que ele volte. Caso ele saia da internet, os programas começam novamente assim que ele entrar de novo no Joost

SEM PIRATARIA
Os usuários também podem compartilhar programas entre si, assim como faziam com as músicas no KaZaA. Mas eles só podem distribuir conteúdo do site – que paga os direitos autorais às emissoras. Isso torna o Joost praticamente blindado contra a pirataria. E evita processos de direitos autorais semelhantes aos que ocorrem no YouTube

INTERATIVIDADE
O Joost também oferece serviços interativos. Permite que os usuários conversem por chat, avaliem os programas, façam anotações nos vídeos e buscas por palavra-chave

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por Helder Gonçalves Publicado em Sem categoria

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